quarta-feira, 18 de março de 2009

XII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

a) Participantes. Poderão participar todos os estudantes dos níveis fundamental e médio do País, regularmente matriculados em instituições de ensino médio e/ou fundamental, em um dos seguintes níveis:
· Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos e 1ª à 3ª séries no regime de 9 anos.
· Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos e 4ª e 5ª séries no regime de 9 anos.
· Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos e entre a 6ª e 9ª série no regime de 9 anos.

Constituição da Prova. Cada prova é constituída por dez questões, assim divididas: 5 de Astronomia, 3 de Astronáutica e 2 sobre Energia. As questões das provas, preferencialmente, visarão muito mais a fornecer informações corretas e atualizadas aos alunos e propor reflexões do que extrair informações deles.
As provas serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio, bem como paradidáticos e textos divulgados em jornais e revistas. Indicações bibliográficas são fornecidas no site.
As questões terão abordagens tais que visarão estimular nos alunos as seguintes habilidades, compatíveis com as respectivas faixas escolares:
· visão espacial;
· habilidade com leitura e manipulação de dados, tabelas e gráficos;
· habilidade lógica e com manipulação de símbolos matemáticos;
· capacidade de refletir sobre novos temas;
· interpretação de texto; compreensão e raciocínio conceitual;
· criatividade e capacidade de fazer estimativas;
· familiaridade mínima com o céu noturno.

Nível 1 (1º ao 3º ano – Ensino Fundamental):
Astronomia
1) Localização. Pontos Cardeais. A Terra como Esfera.
2) A passagem do tempo: dias e noites, estações do ano. Meses e Fases da Lua. O movimento aparente do céu e os movimentos da Terra.
3) Reconhecimento de constelações e objetos celestes.
4) Conhecimentos gerais sobre os objetos do Sistema Solar: os oito planetas, os planetas-anões, cometas.Estrelas, buracos negros, galáxias, etc.
Astronáutica:
1) Veículos que andam pelos céus: aviões, foguetes e satélites. Sondas espaciais. Os satélites e foguetes brasileiros.
2)Atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra.
3) O homem na Lua.
Energia:
1) Educação Ambiental: Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar,Reciclar.
2) Formas e Fontes de Energia

Nível 2 (4º ao 5º ano – Ensino Fundamental):
Astronomia
1) Localização. Pontos Cardeais, bússolas. A Terra como Esfera.
2) A passagem do tempo: dias e noites, estações do ano. Meses e fases da Lua. O movimento aparente do céu e os movimentos da Terra. Horas e fusos horários.
Calendários.
3) Fenômenos do Sol e da Lua no céu: Fases da Lua, Eclipses, Marés.
4) Reconhecimento de constelações e objetos celestes.
5) Conhecimento qualitativo dos objetos do Sistema Solar: os oito planetas, os planetas-anões,
cometas, estrelas, buracos negros, etc.

Astronáutica:
1) Veículos que andam pelos céus: aviões, foguetes e satélites. Sondas espaciais. Os satélites e foguetes brasileiros.
2)Atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra.
3) O homem na Lua.
Energia:
1) Educação Ambiental: Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
2) Formas e Fontes de Energia. Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica.

Nível 3 (6º ao 9º ano – Ensino Fundamental):
Astronomia
1) Localização. Pontos Cardeais, bússolas. Coordenadas Geográficas.
2) A passagem do tempo: dias e noites, estações do ano. Meses e fases da Lua. O movimento aparente do céu e os movimentos da Terra. Horas e fusos horários.
Calendários.
3) Climas terrestres, causas e repercussões. O dia e a noite em partes diferentes da Terra. As estações do ano.
4) Fenômenos do Sol e da Lua no céu: Fases da Lua, Eclipses, Marés.
5) Primeiras idéias sobre elementos químicos, substâncias, e a composição dos corpos. Composição da Terra, da Lua e dos outros corpos do sistema solar (planetas, cometas, asteróides, etc.). Composição das estrelas.
6) Como os corpos do Sistema Solar se distribuem no espaço e como eles se movem. Noções de gravitação.
7) Idéias sobre luz e sobre como ela é importante para astronomia.
Os diferentes tipos de estrelas existentes.
8) Noções sobre o Universo e seus elementos. Histórico dos modelos geocêntrico e heliocêntrico.
9) O céu e a Terra como Esferas. Reconhecimento de constelações e objetos celestes.
10) História da Astronomia e da Ciência como um todo. Episódios específicos desta história.
Astronáutica:
1) Veículos espaciais: ônibus espaciais, foguetes, satélites.
2) As conquistas espaciais atuais. O Homem na Lua.Exploração do Sistema Solar. A Estação Espacial Internacional (ISS).
3) Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? As instituições aeroespaciais brasileiras (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os Foguetes brasileiros. 4) O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.
Energia:
1) Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica(Geração, Transmissão e Distribuição).
2) Energia e o Meio Ambiente. Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não
Desperdício”.
3) Eletricidade e alguns de seus aspectos técnicos. 4) Aspectos práticos sobre o consumo de Energia
Elétrica. Leitura do medidor de consumo residencial, Selo Procel, Equipamentos eficientes em energia e água, e Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.