sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Encontrados indícios de vida extraterrestre em um cometa!

NOTÍCIA - 24/09/2009

Cientistas da NASA encontraram um tipo de aminoácido, um componente fundamental para a vida, em amostras do cometa Wild 2, coletadas pela nave Stardust

Os cientistas da NASA noticiaram na reunião da “American Chemical Society” em 16/08/2009, que descobriram em um cometa um tipo de aminoácido, a glicina, um bloco fundamental para a construção das moléculas presentes nos organismos vivos, responsável pela produção de proteínas. Isso ocorreu a partir das análises das amostras do cometa Wild 2 coletadas e enviadas à Terra pela nave espacial Stardust da NASA.
Isto sugere que os ingredientes da vida se forma(ra)m no espaço, no meio interestelar e foram trazidos à Terra por impactos de meteoritos e principalmente pelos cometas. Desta maneira, a vida certamente é muito mais comum no Universo, e ao mesmo tempo especial, como nunca havíamos imaginado. Ela é comum, pois há uma maior probabilidade de mais sistemas planetários abrigarem a vida, e do mesmo modo especial, pois os seres vivos devem se desenvolver em diferentes ambientes cósmicos produzindo inimagináveis tipos de seres vivos.
A nave Stardust atravessou duas vezes a cauda de gases e poeira do cometa Wild 2 em 1 de maio de 2000, e em 2 de janeiro de 2004 e coletou amostras do material expelido pelo núcleo cometário. Após esta etapa, o sistema robotizado da nave, enviou uma cápsula em direção da Terra, com as amostras.
Esta cápsula chegou até a Terra em 15 de janeiro de 2006. Desde então, os cientistas analisaram as amostras de material tão antigo quanto o Sistema Solar.
Inicialmente, os cientistas acreditaram que a glicina não fosse deste cometa, pois poderia ter sido uma contaminação da vida terrestre, quando a cápsula aqui chegou. Entretanto as análises posteriores por meio da verificação da existência do isótopo de Carbono 13 mostraram a impossibilidade deste tipo de átomo ter se formado na Terra, pois temos aqui somente os isótopos de Carbono 12 e 14, desta maneira a glicina só pode ter se originado por processos físico-químicos no cometa.