quarta-feira, 1 de maio de 2013

Como montar um Relógio de Sol


1) Recorte as figuras que contêm os mostradores da face Sul e Norte, respectivamente, e cole, primeiro, o mostrador da face norte (se mora no hemisfério Sul) sobre uma folha de papelão, que tenha exatamente as mesmas dimensões dos mostradores.

2) Se o papelão for grosso (mais que 3 mm), faça um “sulco” sobre a linha tracejada, mas do lado oposto do papelão. Isso facilita em muito a dobra do mesmo.

3) Dobre, temporariamente, na linha tracejada, num ângulo reto (90 graus), entre a base e o mostrador do relógio de Sol.

4) Abra um clipe grande de papel de um ângulo igual a 90 graus menos a latitude de sua cidade. Exemplo: a cidade de Goiânia tem latitude de: -16° 40' 43''. Vamos usar o valor aproximado de 17 graus, então vamos abrir o clipe de 90 – 17 = _______ graus. Use o quadrante da figura ao lado.

5) Fixe, com fita adesiva, o clipe já aberto entre a face Norte e a base se sua cidade está no hemisfério Sul.

6) Atravesse PERPENDICULARMENTE o centro do mostrador com um palito de dente (ou algo similar e até maior).

7) Fure o centro do outro mostrador. Corte na linha tracejada do mostrador ainda não colado. Cole apenas o mostrador no verso do papelão, mas de forma que os centros de ambos mostradores coincidam. Atravesse-os com o palito de dente e deixe metade deste de cada lado dos mostradores. Este palito projetará a sua sombra sobre o “mostrador das horas” onde você poderá ler as horas.

Passo a passo

Como usar o relógio de Sol, isto é, como posicioná-lo no chão.

O relógio de sol só funciona sob o Sol e numa certa direção privilegiada. Qual direção? A Norte – Sul. Sim, o relógio de Sol tem que ficar com o seu ponteiro (o palito de dente) ao longo da linha NORTE-SUL, a qual você determinou na atividade anterior descrita acima.

Moldes